QUEIMADAS E DESMATAMENTO
MAPA REPRESENTATIVO DE ÁREAS AFECTADAS COM RISCO DE FOGO EM ANGOLA
O Mapa representa as principais províncias de Angola com ocorrências de queimadas para o mês de agosto. Observa-se que as províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Malange e Cuando Cubango, apresentaram altos focos de queimadas durante todo o mês. No restante das províncias os focos de queimadas foram menores se comparado as províncias acima mencionadas (regiões com tom vermelho no mapa).
O princípio da estimativa meteorológica do risco para queima natural da vegetação é de que quanto mais dias seguidos sem chuva em um local, maior o risco de queimada. O que é consistente com o que se observa geralmente durante a estação em curso em grande parte das províncias supramencionadas.
De acordo com os cientistas do LAOT, algumas dessas áreas são mais vulneráveis à extremos de seca em Angola, havendo assim, uma forte ligação entre episódios de queimadas e secas nestes locais. Contudo, deve-se lembrar ainda que durante esse período, os pequenos agricultores tendem a preparar a terra para o cultivo (que geralmente é feito perto do início da estação chuvosa). Essas queimadas feitas pelos agricultores é igualmente refletido nos focos observados durante esse mês. Todavia, é necessário o monitoramento mensal desses focos uma vez que essas regiões apresentam uma vasta diversidade de ecossistemas, que podem fortemente ser afectados pelas queimadas.