Monitoramento de Seca

A seca é um evento de escassez prolongada no abastecimento de água, seja atmosférica (chuva abaixo da média), águas superficiais ou subterrâneas.

Ocorrência

As secas afectam a sociedade nos seus variados sectores de desenvolvimento social e econômico, dificultando a produção de alimentos (para animal e humanos). Quando causadas por processos que envolvem actividade humana como é o caso de desvios de rios, mau uso do solo entre outros, são consideradas um desastre de causas humana. Por outro lado, quando é originado pela escassez das chuvas são consideradas um desastre de causa natural. Angola tem sofrido com episódios de seca durante os últimos anos, de forma mais abrangente na região sul. Estima-se que anualmente 1,9 milhões de pessoas sofrem diretamente os impactos causados pela seca. Desse registro, 0,93 milhões são crianças com idade compreendida entre 0-14 anos, e cerca de 1,01 milhões são adolescentes, jovens, adultos e idosos com idade compreendida entre 15 e superior a 65 anos.
Os impactos da seca são extremamente variados dependendo do ambiente socioeconômico da comunidade afectada. Portanto, indicar os tipos de impactos as quais uma região é vulnerável, é importante na seleção de indicadores de seca, para um determinado processo de monitoramento e alerta antecipado de seca. Desta forma, para que isso ocorra é necessário monitorar a seca. O LAOT disponibiliza quinzenalmente o estado da seca em Angola, visando alertar as entidades competentes para tomadas de decisão. Além desse pormenor, o LAOT tem a perspectiva futura de desenvolver um sistema robusto para o monitoramento de desastres naturas, relacionados a seca e inundações.