SECA
🛰 RAIO X DA SECA | MÉDIA NOVEMBRO.
🗺 O mapa mensal da cobertura vegetal, elaborado pelo LAOT, mostra as áreas afectadas pela seca, nas diferentes regiões de Angola.
🛰 A imagem de satélite é elaborada com base no Índice de Vegetação de Diferença Normalizada de vegetação (NDVI em inglês) e corresponde a um dos mais importantes indicadores indirectos da situação de seca, em grandes escalas regionais.
🔴 As áreas vermelhas do mapa destacam a intensidade da seca no Sul e Oeste de Angola. De forma isolada, nas demais regiões, como no centro, teve um ligeiro aumento nos tons de vermelho no extremo norte (noroeste) do país, quando comparado com o mês de outubro. Enquanto que no leste-nordeste é possível observar uma redução nas áreas com a vegetação seca em relação ao mês anterior. Essa resposta do comportamento da vegetação, deve-se a ocorrências de chuva na região durante o período analisado.
☀ As áreas com tons próximo ao amarelo, no mapa, correspondem a vegetação savânica, estepes ou simplesmente vegetação rasteira.
🟢 A imagem de satélite, mostra também áreas verdes, que correspondem aos locais onde a vegetação se mantém vigorosa.
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: https://web.facebook.com/LaboratorioAngolanodeObservacaodaTerra
Instagram: https://www.instagram.com/laot_angola/
Twitter: https://twitter.com/angola_laot
LinkedIn: https://www.linkedin.com/…/laborat%C3%B3rio…/…
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCVr8l8T_GHnmoxvnmMeOeCw
VERMELHA
As áreas vermelhas do mapa destacam a intensidade da seca no Sul-sudoeste de Angola abrangendo até ao corredor sub-litoral oeste. As províncias da Huíla, Cunene e Namibe (região desértica), sudoeste da província de Benguela, além do corredor sub-litoral norte enfrentam situação crítica de estresse hídrica, com vegetação completamente seca.
AMARELO
As áreas com tons próximo ao amarelo, no mapa, correspondem a registros de estiagem moderada, atingindo maioritariamente áreas da faixa central e sul do país.
VERDE
A imagem de satélite, mostra também áreas verdes, que correspondem aos locais onde a vegetação se mantém vigorosa, isto é, em algumas regiões do centro do país e norte de Angola, apresentam maior retenção de acúmulo de água no solo suficiente para o seu desenvolvimento.