O uso de Imagens de Satélite na Agricultura

– As imagens de satélite são obtidas a partir de sensores acoplados em satélites que orbitam o planeta Terra. 📡 Processamento Digital de Imagens (PDI) O PDI tem como objetivo facilitar a identificação e a extração das informações contidas nas imagens para análise. Para isto, são utilizados softwares específicos e um conjunto de processos.

– Porquê utilizar imagens de satélite na agricultura? Esta tecnologia permite visualizar anomalias, tanto na plantação e no solo, quanto em florestas e nos corpos d’água. Pode-se dizer que a banda do infravermelho no espectro electromagnético é “primo” do raio x, e ao mesmo tempo que o raio x nos dá informações de anomalias em seres humanos, como por exemplo um osso quebrado, o infravermelho pode nos trazer a possibilidade de identificar anomalias na plantação como: problemas de fitossanidade, nematóides, estresse hídrico, erosões, falhas no sistema de irrigação, entre outros.
🌱 Como utilizar imagens de satélite para a agricultura? O Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI) é um exemplo de como as imagens de satélite podem ser processadas digitalmente para uso na agricultura. De forma prática, é um índice que analisa a condição da vegetação no campo.
☀ Quais são os benefícios? Visão ampla e detalhada da sua fazenda e lavoura, topografia, solo e vegetação; Análise das falhas de plantio; Análise da produção de fotossíntese e produtividade das culturas; Análise da superfície do solo, assim como das erosões e nematóides; Registro de imagens e documentos da sua lavoura durante o tempo.
📡 Como o LAOT contribui para agricultura em Angola? O LAOT fornece imagens de satélite processadas digitalmente. Desta forma, os agricultores podem identificar anomalias na plantação e tomar ações corretivas para evitar perdas de produtividade.
🛰 Cultivo Inteligente O LAOT conecta o produtor a sua plantação. Por meio de sensores no campo, imagens de satélite, previsão de tempo, monitoramento das plantações em tempo real para ajudar produtores rurais a tomarem decisões mais precisas no campo. Como resultado, é possível reduzir custos, economizar água e aumentar a produtividade da lavoura.